O que é FIDC? Saiba como funciona, quais vantagens e como investir

Trading Company é uma empresa com a finalidade de facilitar operações de importação e exportação

Você sabe o que é FIDC? O sigla representa Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, também conhecido como Fundo de Recebíveis. Entenda abaixo como ele funciona, quais as vantagens e desvantagens e tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de fundo.

FIDC é um fundo de investimento em renda fixa que aplica em títulos de crédito, antecipando os valores de um título de crédito mediante a cobrança de uma taxa de juros ou deságio. Ou seja, trata-se de um fundo que aplica em títulos de crédito formados por contas a receber de empresas, provenientes de operações comerciais, industriais, imobiliárias, financeiras, entre outras. 

O fundo compra dívidas de terceiros, gerando oportunidades de investimento para quem desejar optar por esse tipo de modalidade. Já as empresas que optam por esse modelo podem antecipar o recebimento dos créditos que possuem. 

O que são Direitos Creditórios?

Os Direitos Creditórios são créditos que as empresas têm a receber, como boletos, duplicatas ou valores que foram parcelados no cartão de crédito, referentes a vendas a prazo, que podem ser convertidas em títulos e vendidas a terceiros.

Para transferir esses direitos creditórios para outra instituição é realizada uma operação de “securitização”, que consiste em agrupar um conjunto de recebíveis em um único título. Assim, com esse novo título, a empresa pode antecipar o recebimento dos créditos que possui.

Exemplo de o que é um FIDC e como funciona

Imagine que um cliente efetuou uma compra ou adquiriu um serviço com uma empresa e acertou o pagamento em 90 dias. Mas o que acontece se essa instituição precisar desse montante antes desses três meses? E aí que surge uma oportunidade de antecipar seus recebíveis com um FIDC. 

A empresa transforma a dívida do cliente em um título negociável, que pode ser vendido a investidores a um valor mais baixo. Logo, a taxa de desconto representa a taxa de juros cobrada pelo período antecipado. Quando o pagamento da dívida for finalizado pelo cliente, o dinheiro irá para o FIDC. 

Os três principais pontos de um FIDC

As figuras relacionadas a um FIDC: o sacado, o cedente e o investidor

Há três figuras principais relacionadas a um FIDC: o sacado, o cedente e o investidor: 

O sacado é quem adquire um produto ou serviço, mediante o pagamento de um boleto ou duplicata relacionado à compra desse produto ou serviço.

O cedente é quem fornece o produto ou serviço. Para tal, recebe os recursos do pagamento de uma duplicata referente à prestação do serviço ou à venda do produto a prazo.

O investidor, por fim, é a pessoa ou instituição que antecipa os valores da duplicata ao cedente e viabiliza a cessão de crédito. Pode ser um banco, investidores PJ ou PF ou um FIDC, como é o caso da Exicon.

Há várias vantagens em trabalhar com um FIDC. Listamos cinco delas abaixo.

Quais as vantagens de trabalhar com um FIDC?

1. Melhoria do Capital de Giro

Os FIDCs são uma fonte confiável e prática para otimizar o capital de giro da sua empresa. Com esse fundo, você pode obter financiamento a taxas competitivas a partir de títulos de crédito que tem a receber, sem precisar esperar para receber o dinheiro de seus recebíveis.

2. Redução de custos

A antecipação de recebíveis geralmente é uma operação menos custosa que empréstimos e financiamentos bancários. Com os FIDCs, não há necessidade de reciprocidades bancárias que oneram a operação, bem como não há incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Os trâmites da operação, além de mais baratos sem a intermediação do banco, são feitos com maior agilidade e transparência, com operações documentadas e assinadas digitalmente.

3. Melhoria do Balanço Patrimonial

Com a antecipação de recebíveis, sua empresa pode reduzir o passivo bancário e o ativo de curto prazo, o que ajuda a melhorar o seu balanço. Isso permite que a companhia diminua o perfil de risco sob a ótica de investidores e credores, podendo facilitar a tomada de crédito em situações futuras.

4. Supply Chain Finance

Soluções de supply chain finance (SCF) são um diferencial do Grupo Exicon. Integrando fornecedores e compradores, melhoramos o ciclo financeiro para ambas as partes. Em uma exportação, fazemos antecipações financeiras antes do embarque e cobramos do seu cliente no exterior após a chegada da mercadoria. Em uma importação, a Exicon pode efetuar o pagamento para seu fornecedor no exterior e cobrar apenas na chegada da mercadoria. Essa solução de supply chain finance pode ser aprimorada com nosso FIDC, através do qual podemos ampliar seu crédito a partir de seus recebíveis.

5. Investimento seguro

Os FIDCs são extremamente seguros por serem regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e administrados por uma instituição financeira regulada pelo Banco Central do Brasil (BCB). No caso da Exicon, seguimos um rigoroso padrão de compliance, apoiados pela administradora Sigulare e pela gestora Tercon.

Você encontra informações atualizadas sobre o nosso Fundo FIDC MULTISETORIAL EXICON I no site da CVM.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais?

Entre em contato conosco!