Realizar uma operação de comércio exterior é uma tarefa árdua no Brasil, já que envolve riscos econômicos, logísticos e fiscais. Uma pequena falha operacional pode tornar um processo muito mais oneroso e gerar um elevado passivo fiscal. As Trading Companies surgiram justamente com objetivo de auxiliar empresas nessas operações complexas de importação e de exportação. Mas o que é e quais as vantagens de uma Trading Company? Explicaremos abaixo.
O que é uma Trading Company?
Há Tradings que se especializam em setores específicos, atuando como intermediárias na compra e venda de mercadorias, como é o caso das grandes Tradings de commodities como Glencore, Cargill e Trafigura. Em outros casos, as Tradings atuam exclusivamente como prestadoras de serviço, auxiliando seus clientes em processos aduaneiros, logísticos e financeiros.
No Brasil, a grande maioria das Trading Companies são empresas com a finalidade de facilitar operações de importação e exportação. Com amplo conhecimento em comércio exterior, podem auxiliar em estruturações complexas, aproveitando o melhor arranjo fiscal e reduzindo riscos operacionais.
Confira algumas características das Tradings:
1. Operam grandes volumes
Geralmente, as Trading operam grandes volumes de importações ou de exportações. Portanto, conseguem gerar economias relevantes nos custos logísticos, já que possuem negociações melhores com portos, transportadoras, armazéns e agentes de cargas.
2. Grande capacidade financeira
Além disso, há Tradings com grande capacidade financeira, que podem oferecer soluções de financiamento e de hedge cambial. Uma prática corriqueira em uma importação por encomenda, por exemplo, é a Trading financiar parte do pagamento FOB ao fornecedor, o que melhora o capital de giro de seus clientes e permite o aumento do volume operado.
3. Apoio Operacional
Por fim, há o grande apoio operacional nas operações com Tradings, que podem colaborar com sua equipe de comércio exterior na divisão de tarefas. Há, ainda, Tradings que oferecem serviços de terceirização, como Business Process Outsourcing (BPO), e serviços de despacho aduaneiro internalizados. Essa ampla gama de serviços oferecidas tem o objetivo de facilitar as operações de comércio exterior.
Diferenças entre Trading Company e Comercial Exportadora
A principal diferença entre uma Trading Company e uma Comercial Exportadora está na certificação de cada uma. As Tradings certificadas, como a Exicon, são as empresas de maior porte, constituídas como Sociedade Anônima, que obtiveram o Certificado de Registro Especial concedido pela Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior (SUEXT).
Você pode encontrar a lista de tradings certificadas no site do Siscomex. Nele, você encontra a Trading certificada do Grupo Exicon: a South Service Trading.
As Tradings no Brasil
As Tradings Companies surgiram em grande expressão na década de 1990, como uma resposta à crescente evolução do comércio exterior no Brasil. A liberalização dos produtos importados no governo de Fernando Collor gerou uma grande necessidade de apoio nas importações, até então uma operação restrita a poucas empresas no mercado brasileiro.
O desenvolvimento das Tradings Companies no país não só ajudou no desenvolvimento de empresas brasileiras, como também auxiliou no crescimento econômico do país. Tanto que alguns estados, como Santa Catarina, passaram a oferecer benefícios fiscais para atrair empresas e fomentar o desenvolvimento do setor de comércio exterior, gerando vários empregos e novos investimentos em infraestrutura.
Leia mais: o que é e como aproveitar os benefícios fiscais com o TTD 410?
Atualmente, o papel das Tradings na economia brasileira é essencial. As operações de exportação e importação feitas por essas companhias são responsáveis por uma parcela importante do comércio internacional do Brasil.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco.